O Twitter começou por ser uma ferramenta de utilização pessoal, de micro blogging, entre profissionais da área de tecnologia e informática.
No último ano assumiu uma dimensão gigantesca e é agora utilizado por celebridades e empresas, como meio de comunicação com os seus fãs e clientes.
Aqui ficam 5 dicas sobre como utilizar o Twitter no seu negócio:
1. Defina os objectivos de utilização do Twitter
Serão objectivos de notoriedade da marca, serviço ao cliente ou marketing e vendas?
Estas são as três maiores áreas de utilização do Twitter num negócio.
Defina algumas orientações para o “Tweeting” - aqui ficam algumas ideias:
- Faça perguntas
- Peça feedback
- Dê notícias sobre a sua empresa ou sobre o seu mercado
- Tenha a certeza que utiliza links com comentários ajustados
- Opte por contas individuais ou uma conta de empresa
A questão do tipo de conta é interessante. Uma conta pessoal é sempre mais humana que uma conta de empresa. O reverso da medalha tem a ver com o facto dos individuais poderem sair da empresa – algumas empresas utilizam uma solução mista.
Também não existe razão para limitar a sua conta a apenas uma conta – contas múltiplas podem fazer sentido para algumas empresas.
2. Construa um “Listening Post”:
Pode utilizar o Twilert para inserir palavras-chave para as quais pretende ser alertado. Twilert enviar-lhe-á uma lista de e-mail de pessoas que utilizaram essas palavras-chave nos seus tweets.
Outra ferramenta é o Twitter Search, que pode ser utilizada para efectuar pesquisas de palavras-chave em tempo real. Em alternativa, pode ser colocado um RSS feed no Twitter Search para gerir esse processo.
As palavras-chave podem ser a sua marca ou produtos ou serviços específicos que os utilizadores possam ter interesse.
Medir as menções à sua marca é essencial. Perceber o que os Twitterati andam a dizer sobre si é tão importante como monitorizar o que a blogosfera anda a dizer sobre si.
Um “Listening Post” pode também monitorizar qualquer reclamação sobre o seu produto ou serviço, e fazer com que responda pro-activamente no sentido de resolver o problema.
3. Siga os utilizadores do Twitter mais relevantes
Você pode identificar os autores dos tweets sobre si e pode começar a segui-los.
Tente manter um rácio de cerca de 50% entre o número de pessoas que está a seguir e o número de Twitterers que o seguem a si.
Se aumentar a sua rede de forma demasiado rápida e tiver muitos mais seguidores do que pessoas que segue, poderá ser acusado de spamming.
4. Utilize uma ferramenta de abreviação de URL’s
140 Caracteres significam muito pouco espaço para os seus comentários, por isso não consuma muito desse espaço com o URL que vai comunicar.
Pode utilizar o bit.ly porque tem interessantes formas de medição de cliques.
5. Tenha atenção aos “Ladrões de Marcas”
Para proteger a sua marca, garanta a sua conta no Twitter assim que possível.
Fonte: BillEgan, www.interleado.com
De todas as Dicas acima gostaria ainda de completar o ponto 1 relativamente aos conteúdos dos tweets. Divulgar informações sobre os produtos / serviços ou empresa pode espantar os seus seguidores. O segredo reside na relevância que os seus conteúdos têm para as necessidades dos seus seguidores. A publicidade pura e dura é muito mal recebida pelos utilizadores.
Ads = Instant rejection of the message and messenger.
Quem está a utilizar as Redes Sociais como veículo de publicidade está mesmo a perder uma grande oportunidade. Este novo formato destina-se à construção de relações. A curto prazo requererá mais investimento em tempo e recursos, a longo prazo significará um nível de ligação e fidelização completamente diferente.
Sem comentários:
Enviar um comentário