quarta-feira, 12 de maio de 2010

As Empresas e as Redes Sociais

De acordo com um estudo realizado entre Novembro de 2009 e Janeiro de 2010 junto das empresas que figuram no Fortune 100, a Burson-Marsteller conclui que o Twitter supera o Facebook, o YouTube e os blogs corporativos. Sendo o Twitter o principal meio de interacção e comunicação na Web das 100 maiores empresas do mundo.
O mais recente estudo da Universal McCann revela um pormenor curioso: no domínio da Internet, os blogs estão a perder terreno no que respeita à partilha de informação e de conteúdos multimédia, que tem vindo a crescer progressivamente nas redes sociais. As redes sociais actualmente permitem aos utilizadores fazerem o mesmo que fariam num blogue e mais ainda. Estas plataformas continuam a crescer, enquanto outros elementos dos social media estagnam ou entram em declínio.
O Twitter é actualmente uma das redes sociais com maior número de utilizadores na Internet. Numa definição simples, o Twitter é uma ferramenta de microblogging; numa versão mais clara, o Twitter é um serviço de mensagens online, que fica entre o instant messaging ou as SMS, e o e-mail. A sua característica mais marcante é o facto de apenas podermos usar 140 caracteres por mensagem. Dentro de uma comunidade de utilizadores, ele permite a partilha de informação de uma forma mais rápida e informal do que através de um blog, e com uma maior interacção, já que a resposta pode ser feita directa e imediatamente.
Segundo o estudo Burson-Marsteller sobre as redes sociais, 65% das maiores empresas do mundo está no Twitter, sendo que as empresas europeias registam uma média ainda mais elevada, acima dos 70%. Metade destas companhias tem um ou mais canais de divulgação no YouTube e 54% mantém pelo menos uma página de fãs no Facebook. Longe destes números estão os blogs corporativos, utilizados por apenas um terço das maiores empresas do mundo.
As empresas utilizam o Twitter sobretudo como plataforma de divulgação de notícias, novidades, eventos e promoções, sendo que uma parte substancial dedica ainda canais de apoio ao consumidor. A utilização de múltiplas contas dedicadas a diferentes produtos, serviços e departamentos também é bastante comum.
O Twitter não é utilizado exclusivamente para espalhar informação – 38% das 100 maiores empresas responde a mensagens dos utilizadores. Além disto, 32% das empresas retransmite habitualmente mensagens de interesse público inicialmente enviadas por outros utilizadores, o que demonstra uma participação activa nas comunidades.
O Facebook é a segunda rede social mais utilizada pelas Fortune 100, com 54%. Em média, cada uma das páginas criadas pelas empresas para interagir com as comunidades tem mais de 50 mil fãs. À semelhança do que acontece no Twitter, são várias as empresas que alimentam páginas para vários produtos e serviços.
Os blogs corporativos são utilizados por cerca de um terço das 100 maiores empresas do mundo, havendo claras diferenças entre as empresas da Ásia e do Pacífico – 50% têm blogs – e as Europeias, com 25%. O controlo sobre a comunicação e a possibilidade de publicar conteúdos mais desenvolvidos são apontados como os principais motivos para optar por este tipo de plataformas.
O número de empresas presentes no Twitter demonstra que há cada vez mais interesse na agilidade da interacção em tempo real com os diferentes públicos-alvo. Por outro lado, o Facebook continua a crescer e demonstra cada vez mais a sua importância para a divulgação de ofertas, lançamentos, promoções e novidades. Consegue atingir um número maior de pessoas, estando estas mais disponíveis para interagir com as empresas.

Fonte: MKTonline.net

Sem comentários:

Enviar um comentário