Cinquenta e quatro por cento dos cibernautas portugueses já aderiu a comunidades de marcas, adianta o estudo Wave 5 – The Socialisation of Brands, realizado pela UM (Universal McCann). “Daqueles, 64% passou a ter uma opinião mais favorável em relação à marca, 63 por cento considera que é mais provável vir a adquirir produtos dessa marca, 59 por cento está mais fidelizado e 70 por cento recomendaria a marca”, lê-se nas conclusões.
Segundo os mesmos dados, 80 por cento dos cibernautas portugueses geriu, durante este ano, um perfil numa rede social. Em 2009 este valor situava-se nos 56 por cento. Em média, os utilizadores têm nas suas redes 48 contactos (mais 20 por cento face a 2009). A troca de mensagens é a principal actividade (71 por cento) que os portugueses fazem nas redes sociais, seguida da partilha de fotos (64 por cento), vídeos (33 por cento), jogos (45 por cento) e activação de contactos profissionais (34 por cento). De acordo com o mesmo estudo, metade dos utilizadores portugueses já se ligam ao smartphone para se conectarem com as redes sociais.
Itália foi o país europeu que registou o maior crescimento na utilização de redes sociais, tendo duplicado o número de utilizadores (representam agora 66 por cento da população). Os alemães são os menos adeptos destas plataformas, já que a taxa de penetração das redes sociais não vai além dos 38 por cento.
Fonte: Meios & Publicidade.
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