terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pingo Doce amarga nas Redes Sociais

Todos querem saber como potenciar a notoriedade de uma marca nas Redes Sociais. Surgem frequentemente receitas milagrosas, sugestões e dicas, teorias e tácticas.

Mas tal como todos os media, as Redes Sociais também conseguem ser rápidas transmissoras de opiniões negativas, de más práticas e más campanhas. Então e nestes casos, qual o procedimento a tomar? Qual a receita milagrosa para um Responsável de Marketing / Comunicação transformar toda esta onda negativa em valor positivo para a sua marca? Ficam muitas perguntas no ar.

O lançamento da nova campanha do Pingo Doce, da autoria da agência brasileira Duda Propaganda / Portugal, está a provocar uma verdadeira onda de comentários negativos nas Redes Sociais.

Logo após o lançamento da campanha (a 7 de Outubro), foi criado um grupo no Facebook intitulado Gente que não grama o anúncio do Pingo Doce do Duda’. Mas isso foi só o começo. Para além do grupo contar já com mais de 2.200 membros, criou-se até merchandising alusivo a todo este descontentamento - http://www.cafepress.co.uk/crociquia e http://www.caoazul.com/.


O grupo foi criado por Ângelo Marques na passada 5ª feira. Apesar de se assumir como isento nesta matéria ficam algumas desconfianças por parte de quem observa o grupo e todos os comentários associados. Será que não se trata de um movimento criado pelas agências concorrentes? Ai, que a mania da perseguição já passou do campo político para o mercado da publicidade...

Todos querem comentar a campanha. Entendidos da área ou simplesmente (mas nem por isso muito menos importantes) clientes, agora apresentados como "Pingo Docenses". O burburinho também se faz ver no Twitter, extensão de comentários dos blogues. Os meios de comunicação social também já noticiam o caso:

- Meios & Publicidade http://www.meiosepublicidade.pt/2009/10/12/descontentamento-com-a-campanha-do-pingo-doce-cresce-no-facebook/;
- Briefing - http://www.briefing.pt/content/view/1019/9/ ;
- Jornal i - http://www.ionline.pt/conteudo/27579-e-quando-o-facebook-se-revolta-contra-o-pingo-doce---video ;
- Jornal de Negócios - http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=390823 ;
- e até em espanhol - http://www.pagina2.com.es/pingo-doce-como-joder-una-marca-en-un-abrir-y-cerrar-de-ojos/ .

Quem continua sem dar notícias é a Jerónimo Martins.

Para além de todas estas iniciativas existe ainda uma "Carta aberta aos responsáveis do pingo" -http://lookconcepts.blogspot.com/2009/10/carta-aberta-aos-responsaveis-do-pingo.html e um Facebook Quiz "Que cliché do Pingo Doce és tu" : http://www.facebook.com/home.php?ref=home#/apps/application.php?id=151539173165.

As críticas focam aspectos técnicos, excesso de clichés, erros culturais (o da bandeira ao contrário é o "preferido" de todos) e erros de comunicação. Há quem diga que esses erros se prendem com o facto do anúncio ser criado por "alguém que não está dentro da cultura do país". Será que existe aqui alguma espécie de racismo contra a agência brasileira?

Hoje mesmo chegou também aos media um vídeo da Maitê Proença elaborado por um programa de TV brasileiro, onde a actriz goza literalmente com o nosso país. Vídeo este que também despertou imensos comentários negativos no Facebook. Já parece uma novela...

Racismo ou não, a verdade é que esta agência parece ser a primeira a aplicar um modelo de success-fee, modelo que as agências portuguesas têm evitado até hoje, pelos motivos óbvios (http://www.briefing.pt/content/view/914/9/). Coincidência, não?!

Bom, mas entretanto a verdade é que todos querem ver o vídeo e comentá-lo. Será que a máxima "Bem ou mal, o importante é que falem" se pode aplicar neste caso?

Resta-nos continuar a acompanhar o caso. E enquanto isso aguardamos o desfecho sobre a possível realização do "pic-nic" promovido pelo grupo do Facebbok, com a participação do José Cid, "já que o Tony Carreira trabalha para a concorrência.

Para quem ainda não viu (algo que deve ser praticamente impossível tendo em conta as vezes que passa por dia) aqui fica o dito cujo:
http://www.youtube.com/watch?v=zH714lUVxq0

2 comentários:

  1. A JM não esteve no seu melhor, afinal este é de facto o pior anúncio que já vi deles e para "popularucho" já chegava o modelo.
    Mas falar de racismo por a agência ser brasileira? envolver a burrice da Maitê Proença com isto! Parecem-me comentários desfasados da realidade.
    Nada tem a ver com racismo e sim com qualidade, algo que se perdeu no Pingo Doce.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário, "Loja da Cocas".

    ResponderEliminar