terça-feira, 26 de outubro de 2010

77% das marcas de franchising utilizam redes sociais com frequência

Recorrendo aos serviços e à especialização da Universidade do Minho em investigação, a Comunicarte apresenta um estudo que revela que 77 por cento das marcas de franchising utilizam com frequência a web social, sendo o website, o Facebook e o You Tube as ferramentas mais utilizadas.
Estas conclusões são resultado de uma tese de mestrado integrado intitulada 'Comunicação 2.0 no franchising em Portugal', no âmbito de uma parceria entre a Comunicarte e a Universidade de Minho.
O estudo foi "encomendado" no sentido de vir a integrar o livro “Web Trends – 10 cases made in web 2.0”, que a agência lançará já no final do ano.
Este estudo-piloto envolveu 47 inquiridos, sendo que a maioria é do sexo masculino e com idades compreendidas entre os 30 e os 39 anos, licenciados e com o cargo de director-geral de uma marca de franchising.
Constatou-se que ao utilizarem as ferramentas online, as empresas procuram sobretudo “promover a marca”, com uns expressivos 94 por cento.
“Criar um canal de comunicação entre a empresa e os consumidores” (83% das respostas), "criar um canal de comunicação entre colaboradores” e “ter mais uma ferramenta que auxilie na avaliação do desempenho da empresa” (com a mesma percentagem de 23%) são as opções que se salientam nas respostas dadas pelos inquiridos.
O estudo permitiu ainda concluir que as empresas acreditam que aspectos importantes como a comunicação, o ultrapassar barreiras hierárquicas, o aumento do ritmo de trabalho e a credibilidade são beneficiados pelo uso de ferramentas online. Mais do que isso, sentem que os seus resultados, ao nível da construção de marca, melhoraram com o uso deste tipo de ferramentas ferramentas.

Fonte: MKTOnline.net

Sem comentários:

Enviar um comentário