O uso de "social media" é um hábito cada vez mais enraizado no quotidiano dos cibernautas. No contacto com amigos, ferramentas como o telefone, email ou contacto cara-a-cara estão a perder terreno para estas redes. O acesso à Internet via mobile é também uma realidade cada vez mais significativa.
O “Wave 5 – The Socialisation of Brands”, um estudo global que tem como objectivo analisar e comparar o tempo despendido e utilização de "social media" conclui que a adesão mundial às redes sociais registou um aumento na ordem dos 10%, contando com um total de 1,5 mil milhões de visitas diárias a este tipo de plataformas.
A participar pela segunda vez no estudo, Portugal acompanha as grandes tendências apuradas no “Wave 5” com um total de 54% de adesões dos cibernautas às comunidades de marcas.
A pesquisa revela uma paisagem social muito diversificada na Europa, destacando os mercados económicos mais fortes como aqueles em que existe uma maior penetração das redes sociais. Em média, 50% dos cibernautas de países como o Reino Unido, França, Itália ou Espanha já utiliza estas plataformas.
Uma das mudanças mais significativas prende-se com o acesso a estas redes. Cerca de 30% dos cibernautas globais liga-se via "mobile", algo ainda mais representativo entre utilizadores de smartphones.
Desta forma, este estudo desenvolvido pela UM, revela que 54% dos cibernautas portugueses já aderiu a comunidades online de marcas, algo que acompanha a média global (47%). Daqueles, 64% passou a ter uma opinião mais favorável em relação à marca, 63% considera que é mais provável vir a adquirir produtos dessa marca, 59% está mais fidelizado e 70% recomendaria a marca.
Fonte: MKT Online.net
Sem comentários:
Enviar um comentário