quinta-feira, 8 de outubro de 2009

4,5 milhões de utilizadores de Internet

A Marktest acaba de editar a versão 2009 do Bareme Internet, que contabiliza no Continente 4,5 milhões de utilizadores de internet, um número que cresceu quase dez vezes nos últimos 13 anos.

Os dados do Bareme Internet, o estudo de base do Netpanel, contabilizam 4 484 mil indivíduos que costumam utilizar a internet. Este valor representa 53.9% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Estes dados significam que a maioria dos portugueses nesta faixa etária já está online.

A análise deste indicador ao longo da última década evidencia o elevado crescimento que tem registado entre nós, ao aumentar quase dez vezes no período em análise. Os 5.6% de indivíduos que em 1997 acediam à internet passaram em 2009 para 53.9% - mais 863% do que então.
Neste período, o ritmo de crescimento da penetração da internet no nosso país situou-se nos 22.0% ao ano. Naturalmente, à medida que aumenta o número de utilizadores de internet, também diminui a sua taxa de crescimento anual, tendo-se observado 10.5% de crescimento de 2008 para 2009.

Na análise por targets, vemos que a ocupação é a variável mais discriminante, pois é a que revela mais diferenças de comportamento entre os indivíduos. Os valores oscilam entre os 98.5% entre os estudantes e os 9.1% das domésticas.



A idade é a segunda variável com maiores discrepâncias de comportamento, com 96.7% dos jovens entre os 15 e 17 anos a não dispensarem a internet, um valor muito acima dos 7.3% de idosos com mais de 64 anos que também navegam.

A classe social apresenta igualmente uma dispersão assinalável, com os valores a oscilar entre os 92.1% de utilizadores na classe alta e os 19.1% na classe baixa.

Os dois sexos também apresentam diferenças: 62.19% dos homens acede à internet, ao passo que esse valor baixa para 46.5% junto das mulheres.

Entre as regiões é onde encontramos menor heterogeneidade, embora os residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto apresentem taxas superiores de utilização de internet: 63.0% e 60.8%, respectivamente.




Fonte: Marktest.

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