Uma profissão do futuro...
"O crescimento do investimento online poderá ser limitado pela carência de profissionais que saibam trabalhar essas ferramentas. O alerta foi dado no Reino Unido pela empresa de recrutamento Major Players, que refere que nos últimos dois anos houve um crescimento de 390% no número de candidatos com experiência em meios sociais.
No entanto, estes apenas representam 2% do total de talento disponível para recrutamento. Com o investimento em meios sociais a crescer 34% ao ano, nos próximos cinco anos, o número de profissionais poderá demonstrar-se limitado. Mark Begley, responsável pela Major Players, aconselha as empresas a apostarem na formação. “As empresas que queiram desenvolver esta área devem olhar para jovens licenciados porque estão mais à vontade com os media sociais e mais intuitivos no uso de tecnologia”, declarou ao Brand Republic."
Fonte: Rui Oliveira Marques, Meios & Publicidade.
Começam já a surgir alguns profissionais desta área que se auto-intitulam de "Social Media Specialist", "Consultor de Redes Sociais", "Social Media Marketeer", entre outras denominações. Mas convém ter cuidado, pois a área é recente, sobretudo em Portugal, pelo que é importante ter em consideração algumas dicas simples para distinguir os bons profissionais dos menos bons:
Experiência comprovada e demonstração de resultados. É apresentado na forma de um estudo de caso que mostra de que forma as Redes Sociais podem estar ligadas à estratégia da empresa. Não é uma discussão em torno de ferramentas. E também não é uma mera discussão de marketing.
- Liderança do negócio, e não necessariamente pensamento de liderança. O último é maravilhoso, mas é abstrato e nem sempre totalmente aplicável. Como é que se aplicam ao seu negócio?
- Aprofunde a experiência anterior do consultor e a sua presença nas redes sociais. Será ele ou ela simplesmente bom(a) a promover a sua própria imagem ?
É irresistível, não é? À partida não pensaria que seria tão difícil encontrar um consultor com essas três coisas, mas é. E esses são os únicos a quem as empresas devem dar o seu dinheiro.
Neste contexto, não resisti a partilhar um pequeno vídeo sobre o verdadeiro "Social Media Guru":
(Nota: Atenção que o vídeo contém algumas palavras menos próprias.)
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Consultor de Redes Sociais
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá Carla, embora não seja um professional da área (directamente), sou sem dúvida um curioso, um autoditacta e trabalho já há algum tempo com emailings...sendo que a minha curiosidade segue o meu intuito de expansão, inovação, aprendizagem e tenho noção e certeza que embora esta área não seja, no momento, "muito bem recebida", por parte das empresas e empresários mais conservadores, sei que futuramente terão que dar o braço a torcer e apostar definitivamente neste sector, se quiserem ver os seus negócios crescer.
ResponderEliminarParabéns pelo Blog, o qual sem dúvida vou seguir.
Cláudio Silvestre
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarMeu nome é jodione roque, sou de BH. Desenvolvi uma profissao que ainda nao existe na internet (o chamado WEB PROMOTER)alem disso sou consultor de redes e um marketeiro a mais de 3 anos. Se voce tiver algo de interessante pra gente ai , por favor nao esqueça de mim. email: johnnysincere@walla.com
ResponderEliminarobrigado!
olá adoraria entrar nessa área,estou disponivél no mercado, por acaso vc tem algum palpite de algum curso para ter nocões e ser um competente profissional desta área de redes sociais...
ResponderEliminarah já sou formado em publicidade e propagnada apenas.
qualquer informação me mande pelo e-mail rayluzz@hotmail.com