quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Caso Ford - 50 mil prospects via redes sociais

Recentemente, a Ford lançou uma ousada acção nos EUA, no campo das redes sociais - o Fiesta Movement. Ousada, sim, porque ceder 100 automóveis para 100 bloguers e estimulá-los a partilhar livremente as suas opiniões, não costuma fazer parte do repertório das marcas de automóveis - principalmente quando o modelo em questão nem sequer foi lançado oficialmente no mercado.

Pois bem. Num momento em que se discute intensamente a necessidade de medir o resultado e o relacionamento das acções em redes sociais, vale a pena observar o caso da Ford e do Fiesta Movement. Passados pouco mais de 40 dias desde o início da campanha, os números alcançados já são bastante mais do que expressivos: 500 mil visualizações no Flickr, 4.3 milhões no YouTube e 3 milhões de citações no Twitter falam por si. Mas qual o resultado concreto de tanto buzz? À parte da exposição considerável da sua marca, o que a Ford beneficia com tudo isto?

Segundo dados divulgados pela marca, mais de 50 mil pessoas demonstraram interesse em adquirir o novo modelo. Mais: 97% deles informaram não possuir um veículo da marca actualmente. Definitivamente, nada mal para uma campanha que não investiu um único dólar em publicidade tradicional (ainda que existam, evidentemente, outros custos).

Resta saber quantas dessas manifestações de interesse se converterão em vendas quando o carro for lançado, em 2010. De qualquer forma, trata-se de um exemplo de esforço focado em redes sociais que efectivamente leva a ideia de um produto ao seu público-alvo, ao mesmo tempo que reforça a percepção positiva da marca.

Ambos os feitos nada desprezíveis, vale a pena lembrar, num país onde a crise económica está a ser particularmente dura para com a indústria automóvel local. E mais um sinal de que, em tempos de experimentação barata e amplamente acessível, mais do que nunca, quem ousa vence.

Sem comentários:

Enviar um comentário